segunda-feira, 21 de março de 2011

Como um animal é declarado extinto?

Quando não há dúvidas de que o último indivíduo da espécie morreu. Esse é o critério estabelecido pela IUCN (International Union for Conservation of Nature), entidade que publica a Red List, uma lista de animais e plantas ameaçados no mundo



"A estimativa de risco de extinção não é uma ciência exata", afirma Craig Hilton-Taylor, gerente da Red List no Reino Unido. "Nós nos baseamos no que sabemos sobre a espécie e suas ameaças, usando informações do passado, do presente e projeções para o futuro", explica. E não precisa ser cientista para determinar a extinção de um animal: basta fazer a pesquisa e enviar os dados à IUCN. 

Mas é preciso seguir uma cartilha rígida de regras, que inclui o levantamento de dados como população, área de ocupação e redução no número de indivíduos, entre outros itens. O material é avaliado por profissionais e pode precisar de complemento. Pode levar meses ou anos até que o animal entre na lista.

GRUPOS DE RISCO
De 1,8 milhão de espécies, apenas 56 mil estão classificadas em relação à preservação.

A VOLTA DOS QUE NÃO FORAM 
Eles foram considerados extintos, mas reapareceram na natureza em um fenômeno chamado de Táxon Lazarus, em homenagem a Lázaro - o homem ressuscitado por Jesus

 
Pica-pau-bico-de-marfimVisto em 2004, gerou polêmica entre os cientistas: nem todos concordavam que o indivíduo fosse mesmo da espécie.

Celacanto
O peixe foi considerado extinto no período Cretáceo, mas foi descoberto vivo em 1938
Minhoca-gigante-de-washington
A minhoca albina, que pode chegar a 1 m de comprimento, foi "extinta" nos anos 1980 e redescoberta em 2005
 • Atualmente há 707 espécies listadas como extintas. Confira emabr.io/redlist  

Consultoria Craig Hilton-Taylor, gerente da Red List no Reino Unido; Otavio Marques, pesquisador do Instituto Butantan

Fonte: Mundo Estranho , Victor Bianchin

sexta-feira, 11 de março de 2011

Professor José Bezerra recebe homenagem do Portal Infonet


‘Você faz a diferença em Aracaju’

A equipe de Portal Infonet decidiu homenagear os cinco nomes mais indicados pelos internautas na seção ‘Você faz a diferença em Aracaju’ .
Diferente do que disponibilizamos no regulamento, onde faríamos uma enquete após a escolha dos nomes mais enviados pelos internautas e escolheríamos com  enquete apenas um, preferimos homenagear os cinco mais lembrados pelos nossos leitores.
Abaixo aqueles que serão homenageados pelo Portal Infonet:
José Bezerra (Professor Bezerra) Idealizador de diversos projetos que visam a familiarização de crianças, jovens e adultos no contato consciente em áreas preservadas, como o ‘Cheirinho do Mato’ e ‘Click Trilha Ecológica’. Ele se destaca pelo seu trabalho sério em favor do meio ambiente.
 Euza Missano – a promotora da pasta em Defesa ao Consumidor  vem combatendo diversos problemas polêmicos com pulsos fortes em prol da sociedade sergipana.  Conseguiu juntamente com a Justiça chamar a atenção da sociedade e de autoridades para muitos deles e também revertê-los.
 Almir Santana- precursor do trabalho de conscientização e precaução da Aids e DSTs no Estado, o médico Almir Santana com seu jeito simples consegue passar a mensagem com maestria. Dr Almir já sofreu muito preconceito no início desse trabalho, mas nunca abandonou a causa.
 José Martins Ribeiro Nunes (Zé Peixe) Um homem que teve seus grandes feitos trabalhando como prático na Marinha divulgados em diversas revistas e programas de TVs nacionais dando notoriedade ao Estado positivamente. Além de ajudar a  embarcações a entrar na boca da Barra, salvar pessoas em acidente em alto mar, Zé Peixe sempre chamou atenção por ser muito simples e fazer saltos de grande alturas já na terceira idade.
 Jouberto Uchôa de MendonçaComum trabalho sério na educação, Uchôa passou de bedel, para professor, dono de escola à uma das maiores Universidades particular do Nordeste. O empresário promoveu em Aracaju um crescimento não só educacional, como econômico.
 Fonte: Portal Infonet
Link: http://www.infonet.com.br/aracaju/

terça-feira, 8 de março de 2011

Como se mede o risco de extinção dos animais?

AS CHAMADAS “listas vermelhas” trazem, periodicamente, as espécies classificadas por seu risco de extinção, como criticamente ameaçada, ameaçada, vulnerável, quase ameaçada e de menor risco, além de extintas e aquelas cujos dados são insuficientes.

Macaco Guigó de Sergipe
Não é apenas o número de indivíduos restantes de uma espécie que diz se ela sofre maior ou menor risco de desaparecer. Também são avaliadas as características que a tornam mais vulnerável. 

Ouriço Preto
Elefantes, por exemplo, têm tempo de gestação de 20 a 22 meses. Uma baleia fêmea tem, em média, um filhote a cada dois ou três anos. 
Uma redução drástica em populações assim - por causas naturais ou provocadas pelo homem – torna difícil a sua recuperação. O tamanho da área de distribuição da espécie e o ritmo de devastação de um hábitat também influem na avaliação do grau de risco que uma espécie corre.

Preguiça de Coleira
Nosso país está entre as nações com mais diversidade de vida no planeta. A maior floresta tropical do mundo em pé, a Amazônica, é nossa em boa parte. Temos mais água doce do que qualquer outra nação do mundo. Nossa costa mede 8,5 mil quilômetros. 
Tamanduá Mirim
Isso sem sequer falar da fartura de fauna, flora, insetos, bactérias e gente. No momento em que cidadãos, empresas e governos da Terra se dão conta de que os homens gastam um terço a mais do que a natureza consegue repor e que esse consumo de recursos é insustentável, portanto, a responsabilidade e o destaque do Brasil crescem.

Fonte: Caco de Paula,Publisher do PLANETA SUSTENTÁVEL,Matthew Shirts,Coordenador do PLANETA SUSTENTÁVEL

sábado, 5 de março de 2011

Vote no prof. Bezerra!

O professor José Bezerra está participando da seleção ‘Você faz a diferença em Aracaju’ a promoção é do Portal Infonet que após a seleção dos cinco mais citados, os nomes serão lançados em uma enquete no hotsite. O mais votado será homenageado pelo Portal em nome de todos aqueles que vivem na capital sergipana.
Basta entrar no site http://www.infonet.com.br/aracaju/e dar o seu voto.

Importante: a votação acontece somente neste sábado e domingo, dias 5 e 6 de março.
Lembramos que este não é um voto político e não haverá nenhuma distribuição de recursos financeiros.

Veja o regulamento de participação:

I – O internauta deverá enviar até o dia 06 de março dois nomes de pessoas que colaboram para o desenvolvimento de Aracaju. Cada nome tem de ser acompanhado por uma justificativa de escolha e poderá apresentar pessoas de diversos setores da sociedade;
II – Cada texto de justificativa deve ser formatado em fonte verdana, tamanho 10, espaçamento justificado, com no máximo 10 linhas;
III - O formulário enviado pelo internauta deverá ter os seguintes dados: nome completo e endereço eletrônico;
IV – Cada participante só poderá fazer um cadastro de participação. Havendo mais de 1 (um) texto de conteúdo idêntico, similar ou do mesmo autor será considerado válida somente o primeiro encaminhado;
V – Os cinco nomes mais citados nas sugestões enviadas pelos internautas serão lançados em uma enquete no hotsite para votação pelos próprios internautas. A enquete ficará ativa até o VV de março, sendo que a pessoa mais votada receberá uma placa “Você faz a diferença em Aracaju. Portal Infonet – 2011”;
VI – O resultado da votação será divulgado no site www.infonet.com.br;