sábado, 31 de março de 2012

Semana da Árvore chega ao fim com o dever cumprido

Conscientização. Desde o último domingo, 25, todas as ações da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), tiveram nessa palavra o principal objetivo. Ao passo em que as atividades da Semana da Árvore aconteciam pela cidade, cada aracajuano envolvido nos trabalhos referentes ao cuidado e preservação do meio ambiente pôde compreender melhor o quanto é capaz de colaborar com o ecossistema.

Equipe da Emsurb coordena o plantio e orienta os estudantes (Fotos: Ascom/Emsurb)  
 Por meio de palestras, plantio de mudas, intervenções urbanas, sessão de cinema ou participando da implantação de projetos, cidadãos de todas as idades tiveram a oportunidade de não apenas plantar uma semente na consciência, mas principalmente perceber a importância de continuá-la regando diariamente. Nesta sexta-feira, 30, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Anísio Teixeira e do Colégio Arquidiocesano compareceram ao Parque Governador Augusto Franco (Sementeira) no dia de encerramento da Semana da Árvore.
A visitação se deu a partir do projeto ‘Amigos do Planeta Terra', desenvolvido pela Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoal da Emsurb. A iniciativa tem por objetivo conscientizar e apresentar aos estudantes os problemas causados à natureza pelo despejo inadequado do lixo, e como as ações de recolhimento nas ruas, encaminhamento ao aterro sanitário e separação correta dos resíduos são de fundamental importância para a saúde da população. Durante a orientação exposta pela equipe da empresa, os alunos também puderam assistir a um vídeo mostrando o trabalho realizado pela Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care).

Alunos do Colégio Arquidiocesano realizam o plantio de mudas
"O projeto existe desde 2008 e nosso objetivo é trazer alunos de escolas públicas e particulares para conhecerem o patrimônio natural do parque, como também receberem palestras sobre a temática do meio ambiente. A gente tem um foco maior sobre a coleta seletiva, para que as escolas possam desenvolver esse trabalho na própria instituição junto aos alunos", enfatizou a coordenadora do ‘Amigos do Planeta Terra', Lara Guimarães.
Atividades extraclasse
Responsável pela turma do 5º ano que compareceu à visita, a coordenadora pedagógica da Emef Anísio Teixeira, Adeci Figueiredo, comentou sobre o envolvimento da Escola Municipal com os projetos concebidos pela Emsurb. "O colégio sempre comparece a eventos desse tipo e, nos últimos dias, nós participamos de várias ações que aconteceram na Semana da Árvore. Hoje, estamos aqui conhecendo esse trabalho da Emsurb para saber os tipos de mudas plantadas no horto, e de onde saem para a cidade as árvores dos mais diferentes tipos", disse a coordenadora pedagógica.
Após as orientações recebidas e conhecimentos adquiridos pelos alunos, mais de 200 mudas foram disponibilizadas pela Emsurb para que eles, após conhecerem o método de produção e realizarem seu plantio, levassem para suas casas árvores como o ipê-amarelo, aroeira da praia, neem ou jambo. Embora timidamente, outras pessoas que passeavam pelo Parque da Sementeira também foram sozinhas ou em família, se aproximando e demonstrando interesse pela ação socioambiental.

O professor de Biologia e Educação Ambiental do Colégio Arquidiocesano, José Bezerra. 
"Acho fantástico tirar o aluno da sala de aula e colocá-lo em contato com a natureza, porque isso o favorece a refletir e ficar mais curioso sobre esse tema. O rendimento e o aproveitamento em atividades extraclasse são diferentes. O Arquidiocesano tem um projeto de educação ambiental que eu coordeno, o Cheirinho de Mato, onde nós temos um laboratório e os alunos entram em contato com o ecossistema e têm aulas ao ar livre. Nós temos essa parceria com a Prefeitura, dando apoio a qualquer iniciativa de convívio com o meio ambiente, e todos os anos nós trazemos os alunos aqui na Emsurb", destacou o professor de Biologia do Colégio Arquidiocesano, José Bezerra.

A coordenadora do Amigos do Planeta Terra, Lara Guimarães
Fonte: Prefeitura de Aracaju