segunda-feira, 9 de maio de 2011

Morcegos fazem amizades para a vida toda

A conclusão é de um estudo alemão, que observou durante cinco anos mais de 20 mil morcegos e descobriu que o grupo social que esse mamífero voador estabelece na juventude é mantido até a velhice – ao contrário da maioria dos animais dessa classe, que migram de grupo a medida que amadurecem, acasalam e procriam.



A pesquisa apontou, ainda, que as “amizades” dos morcegos mais velhos são mantidas pelos mais jovens, mesmo após a morte dos anciões. E mais: eles não são nem um pouco preconceituosos e se relacionam com morcegos de qualquer gênero e tamanho. 

Para chegar a essas conclusões, os pesquisadores – que trabalham na Universidade de Greifswald – implantaram microchips nos milhares de morcegos e monitoraram, durante 24 horas, suas interações sociais. 

Segundo eles, há apenas três outros animais que também estabelecem laços fortes com os demais exemplares de suas espécies e mantêm uma relação social durante toda a vida: os elefantes, golfinhos e alguns primatas, como, por exemplo, os seres humanos.   


Fonte: Débora Spitzcovsky  Foto de Rogério Montenegro