sábado, 24 de setembro de 2011

O Projeto Click Trilha Plantou mais de 1000 mudas de Árvores Nativas

Os alunos dos primeiros anos do ensino médio, do Projeto Click Trilha, acompanhados pelo professor José Bezerra, visitaram o Laboratório do Projeto Cheirinho de Mato, conheceram Árvores Nativas e plantaram mais de 1000 mudas.


O objetivo dos Alunos do Colégio Arquidiocesano, foi de conhecer mais sobre Árvores Nativas, suas formas de propagação e colaborar com o processo de produção de mudas usando as Sementes que eles quebraram a Dormência durante uma Aula Prática no Laboratório de Biologia e Meio Ambiente com o professor.


As Árvores são verdadeiras fábricas de saúde sem elas, a vida nas cidades seria praticamente impossível. 


As árvores ajudam a melhorar a qualidade de vida nas cidades - onde, atualmente, vive a maior parte da população mundial.


Entre os benefícios que elas trazem para a vida de todos os seres vivos - além de deixar a paisagem dos ambientes urbanos muito mais bonita e colorida, alegrando nossos dias, estão:



- a produção de oxigênio, que é vital para a nossa sobrevivência;



- a filtragem da poluição do ar; 


- a absorção de até 70% da água da chuva, reduzindo o risco de enchentes;



- o aumento da umidade do ar; 

- a garantia de sombra e, também, de abrigo para os passarinhos, que, sem as árvores, acabam indo embora das cidades;
 

- a redução da temperatura, deixando os ambientes mais fresquinhos.


As árvores funcionam como esponjas que absorvem o barulho, a iluminação e a poeira que vêm das ruas, impedindo que tudo isso entre na nossa casa. 


Plantaram mais de 1000 mudas.


Os Alunos plantando a Árvore Nativa Angelim


Alunos do ensino médio no Portal do Cheirinho de Mato com o professor José Bezerra.

sábado, 10 de setembro de 2011

Projeto Click Trilha: Programa Sustentabilidade na Prática

O coordenador ambiental José Bezerra, os alunos do ensino médio do colégio Arquidiocesano, Mariana, Jonathan e Vitória, visitaram as instalações da Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (CARE).

A presidente da CARE, Vaneide Ribeiro, a cooperada Minéia, Mariana, Jonathan, Vitória e  José Bezerra.

O objetivo principal da visita foi reafirmar uma parceria com a instituição que será beneficiada com Ações que levam a sustentabilidade através das doações de alimentos e materiais recicláveis, como: papel, plástico, metal e vidro fornecidos pelos alunos da escola.


A iniciativa é do Projeto de Educação Ambiental Click Trilha de autoria e execução do professor Bezerra, que desenvolve práticas transformadoras como expedições pedagógicas, o plantio de árvores nativas, a coleta seletiva, coleta de óleo de cozinha, pilhas e baterias, economia de água e energia, promovendo conscientização e mudança de hábitos no cotidiano dos alunos e de seus familiares. Soluções simples para fomentar a sustentabilidade e a conservação do meio ambiente.











O Projeto de Educação Ambiental Click Trilha Conquista Prêmio EDUCAR-SE

O prof. Fritz Radkte e o Projeto de Educação Ambiental Click Trilha, de autoria e execução do Professor José Bezerra, conquistaram o Prêmio EDUCAR-SE pelo Voto Popular nas categorias Professor de Curso Pré-Vestibular/Matéria Isolada e Projeto de Educação Ambiental, respectivamente.
  
Comemorando o prêmio EDUCAR-SE 2011 ao lado de Jorge Lins, os professores José Bezerra, Fritz Radtk, do Arquidiocesano e a professora Jaciara Lisboa.
O grande evento realizado pelo Portal Educar-SE aconteceu no Teatro Tobias Barreto. O Grupo Raízes abriu a Festa, apresentando cenas da peça Bullying, a violência na escola.
"Estamos com aquele sentimento de dever cumprido pela realização de mais um Prêmio Educar-se, na verdade o 11º. Agora, para esse ano ainda, temos o lançamento do nosso novo Portal (daqui alguns dias), a elaboração e venda do Guia 2012, a Semana da Criança com o Grupo Raízes e uma temporada do Bullying com 30 dias seguidos de apresentações!” disse Jorge Lins, Coordenador do Grupo Educar-se/Raízes. 
Para os professores José Bezerra e Fritz Barreto, a conquista do Prêmio representa a aprovação dos alunos e da sociedade pelo trabalho desenvolvido por eles durante todos esses anos. 

Os professores José Bezerra e Fritz Radtk ao lado da coordenadora 
Maria do Amparo Boaventura (Dodoca).
Também foram contemplados na categoria, Prêmios Especiais:
O Monsenhor Carvalho – Uma vida para a Fé e a Educação
O Colégio Arquidiocesano - Farolândia – Espaço para a vida,
E Maria do Amparo Boaventura - A Educação tem um nome: Dodoca.